Por género:

  • Motociclos – 856 observações

Condutores de Motociclos - 856 observações

  • Ciclomotores – 448 observações

Condutores de Ciclomotores - 448 observações

Apenas 8,5% dos condutores de veículos de 2 rodas a motor é do sexo feminino, havendo muito maior percentagem de mulheres como condutoras de ciclomotores (19%) do que de motociclos (3%).

Por uso de capacete:

  • Total dos condutores – 1304 observações

Uso de capacates por condutores de motociclos e ciclomotores - 1304 observações

Consultar gráficos individuais:

Apenas 2,4% dos condutores foram observados sem o capacete de protecção, sendo muito maior a sua ausência nos condutores de ciclomotores (25 casos em 448 observações) do que nos condutores de motociclos (6 casos em 856 observações).

Nos ciclomotores, as mulheres condutoras usavam menos o capacete do que os homens condutores – 10,6% das mulheres sem capacete face a 4,4% dos homens condutores na mesma situação.

Por género:

  • Dos 147 passageiros de motociclos e ciclomotores:

Uso de capacete por passageiros - género

Dos 1.307 veículos de 2 rodas a motor observados, apenas 147 (11,3%) circulava com passageiros. As mulheres são muito mais frequentemente passageiras do que os homens, quer nos motociclos (77,9% contra 20,0%) como nos ciclomotores (69,2% copntra 26,9%). As crianças constituem apenas 2,1% dos passageiris nos motociclos e 3,8% nos ciclomotores.

Uso de capacete:

  • Motociclos 95 passageiros em 856 observações

Uso de capacete em Motociclos - 95 passageiros em 856 observações

  • Ciclomotores – 52 passageiros em 448 observações

Uso de capacete em Ciclomotores - 52 passageiros em 448 observações

Uso do capacete em passageiros de motociclos e ciclomotores, por género

Todos os 95 passageiros de motociclos observados usavam capacete, enquanto dos 52 passageiros de ciclomotores observados, 4 não usavam, sendo todos mulheres.

  • Motociclos e ciclomotores – 1304 observações:

Uso de sistemas de iluminação - total de veículos observados - Motociclos e ciclomotores - 1304 observações

  • Dentro e fora das localidades – 1304 observações:

Uso de sistema de iluminação - dentro e fora das localidades - 1304 observações

Consultar gráficos individuais:

Os motociclos constituiram 73,9% dos veículos de 2 rodas a motor observados a circular fora das localidades,e 57,8% dentro das localidades.

De acordo com a amostra, 34,4% dos veículos de 2 rodas a motor em circulação são ciclomotores, sendo os restantes 65,6% motociclos.

A percentagem de vítimas em ciclomotores face ao total de vítimas em veículos de 2 rodas a motor é superior à percentagem da sua perticipação no trânsito – 37,2% das vítimas mortais, 36,9% dos feridos graves e 41,8% dos feridos ligeiros, em 2012 e 2013.

Veículos com sistema de iluminação dianteiro em funcionamento – 1304 observações

Veículos com sistema de iluminação dianteiro em funcionamento - 1304 observações

Consultar gráficos individuais:

Veículos com sistema de iluminação traseiro em funcionamento – 1304 observações

Veículos com sistema de iluminação traseiro em funcionamento - 1304 observações

Consultar gráficos individuais:

Sistemas de iluminação dos condutores de veículos observados:

  • Dos 1273 condutores observados com capacete conduziam:

Dos 1273 condutores observados com capacete

  • Dos 31 condutores observados sem capacete conduziam:

Dos 31 condutores observados sem capacete

Sistemas de iluminação no total de veículos observados – 1304 observações

Dos sistemas de iluminação dos 1304 veículos observadosConsultar gráficos individuais:

Os sistemas de iluminação acesos durante o dia são muito mais frequentes nos motociclos do que nos ciclomotores, quer no que respeita às luzes da frente (93,3% nos motociclos e 71,4% nos ciclomotores) como às luzes de trás (91,2% nos motociclos e 61,2% nos ciclomotores).

Dos condutores com capacete, 79,7% circulava em veículos com luzes acesas à frente e atrás, 11,5% circulava com as duas luzes apagadas e 8,8% circulava com uma das luzes avariadas.

Dos condutores sem capacete, apenas 45,2% circulava em veículos com as duas luzes acesas, 35,5% circulava com as duas luzes apagadas e 18,3% circulava com uma das luzes avariadas.