“Ao conduzir, com que frequência…?”

Segue muito perto do veículo da frente, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 75 161 94 16 3 1 350
% 21,4 46,0 26,9 4,6 0,9 0,3 100,0
Mulher n 59 124 62 7 4 0 256
% 23,0 48,4 24,2 2,7 1,6 0,0 100,0
Total n 134 285 156 23 7 1 606
% 22,1 47,0 25,7 3,8 1,2 0,2 100,0

p*=0,632 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

Segue muito perto do veículo da frente, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
[18;24] n 9 24 13 4 0 1 51
% 17,6 47,1 25,5 7,8 0,0 2,0 100,0
[25;34] n 46 79 57 12 1 0 195
% 23,6 40,5 29,2 6,2 0,5 0,0 100,0
[35;44] n 31 92 34 3 3 0 163
% 19,0 56,4 20,9 1,8 1,8 0,0 100,0
[45;54] n 30 47 28 3 2 0 110
% 27,3 42,7 25,5 2,7 1,8 0,0 100,0
[55;64] n 10 28 14 1 0 0 53
% 18,9 52,8 26,4 1,9 0,0 0,0 100,0
65+ n 8 18 12 0 0 0 38
% 21,1 47,4 31,6 0,0 0,0 0,0 100,0
Total n 134 288 158 23 6 1 610
% 22,0 47,2 25,9 3,8 1,0 0,2 100,0

p*= 0,082 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Ao conduzir, com que frequência…?”

 Cede passagem aos peões nas passadeiras, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 15  65  113  157  351
% 0,0  0,3  4,3  18,5  32,2  44,7  100,0
Mulher n 10  39  79  125  255
% 0,4  0,4  3,9  15,3  31,0  49,0  100,0
Total n 25  104  192  282  606
% 0,2  0,3  4,1  17,2  31,7  46,5  100,0

 p*=0,697 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Cede passagem aos peões nas passadeiras, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 0 0 3 9 20 19  51
 % 0,0  0,0  5,9  17,6  39,2   37,3 100,0
[25;34]  n 13  28  62  89  195
 % 0,5  1,0  6,7  14,4  31,8  45,6  100,0
[35;44]  n 21  60  79  163
 % 0,0  0,0  1,8  12,9  36,8  48,5  100,0
 [45;54]  n 19  24  64  110 
 % 0,0  0,0  2,7  17,3  21,8  58,2  100,0
 [55;64]   n 14  14  23  53 
 % 0,0  0,0  3,8  26,4  26,4  43,4  100,0
65+ n 13  15  38 
% 0,0  0,0  2,6  34,2  39,5  23,7  100,0
Total n 25  104  195  283  610 
% 0,2  0,3  4,1  17,0  32,0  46,4  100,0

 p*=0,030 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Ao conduzir, com que frequência…?”

 Passa o sinal amarelo luminoso, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 13 83  143  66  31  15  351
% 3,7 23,6  40,7  18,8  8,8  4,3  100,0
Mulher n 9 70  89  50  33  256
% 3,5 27,3  34,8  19,5  12,9  2,0  100,0
Total n 22 153  232  116  64  20  607
% 3,6 25,2  38,2  19,1  10,5  3,3  100,0

 p=0,223 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

   Passa o sinal amarelo luminoso, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 2 5 19 12 9 4 51
 % 3,9 9,8 37,3 23,5 17,6 7,8 100,0
[25;34]  n 7 45  65  43  27  195 
 % 3,6 23,1 33,3 22,1 18,8 4,1 100,0
[35;44]  n 3 40  73  33  11  164 
 % 1,8 24,4 44,5 20,1 6,7 2,4 100,0
 [45;54]  n 4 34  37  18  15  110 
 % 3,6 30,9 33,6 16,4 13,6 1,8 100,0
 [55;64]   n 5 20  16  53 
 % 9,4 37,7 30,2 13,2 3,8 5,7 100,0
65+ n 1 11  23  38 
% 2,6 28,9 60,5 7,9 0,0 0,0 100,0
Total n 22 155  233  116  64  2,1  611 
% 3,6 25,4 38,1 19,0 10,5 3,4 100,0

 p*=0,001 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

 “Nos últimos 3 anos, em quantos acidentes esteve envolvido, como condutor de automóvel, no qual
alguém, incluindo você, ficou ferido e recebeu tratamento médico?”

      Acidente com danos físicos a alguém ou ao condutor, por sexo
  Sexo 0 1 2 Total
 Homem   n 321 27  351 
 % 91,5 7,7 0,9 100,0
Mulher   n 247 256
 % 96,5 3,1 0,4 100,0
 Total   n 568 35 4 607
 % 93,6 5,8 0,7 100,0

 p*= 0,044 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Acidente com danos físicos a alguém ou ao condutor, por idade
Idade 0 1 2  Total
 [18;24]   n 51 0 0 51
 % 100,0 0,0 0,0 100,0
[25;34]  n 183 10  195 
 % 93,8 5,1 1,0 100,0
[35;44]  n 156 164 
 % 95,1 4,3 0,6 100,0
 [45;54]  n 102 110 
 % 92,7 7,3 0,0 100,0
 [55;64]   n 46  6  1 53 
 % 86,8 11,3 1,9 100,0
65+ n 34 38 
% 89,5 10,5 0,0 100,0
Total n 572 35  611 
% 93,6 5,7 0,7 100,0

p*=0,279 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Nos últimos 3 anos, em quantos acidentes só com danos materiais esteve envolvido, como
condutor de automóvel? “

       Acidentes com danos materiais envolvido como condutor, por sexo
  Sexo 0 1 2 3 6 Total
 Homem   n 210  107  28  350 
 % 60,0  30,6  8,0  1,1  0,3  100,0
Mulher   n 177  67  11  256 
 % 69,1  26,2  4,3  0,4  0,0  100,0
 Total   n 387  174  39  606 
 % 63,9  28,7  6,4  0,8  0,2  100,0 

p*=0,098 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Acidente com danos materiais envolvido como condutor, por idade
Idade 0 1 2 3 6  Total
 [18;24]   n 32 13 3 2 1 51
 % 62,7 25,5 5,9 3,9 2,0 100,0
[25;34]  n 121 59 11 3 0 194
 % 62,4 30,4 5,7 1,5 0,0 100,0
[35;44]  n 110 45 9 0 0 164
 % 67,1 27,4 5,5 0,0 0,0 100,0
 [45;54]  n 78 28 4 0 0 110
 % 70,9  25,5  3,6  0,0 0,0 100,0
 [55;64]   n 30  16  0 53
 % 56,6  30,2  13,2  0,0  0,0 100,0
65+ n 18  14  0 38
% 47,4  36,8  15,8  0,0  0,0 100,0
Total n 389  175  40  5 1 610
% 63,8  28,7  6,6  0,8 0,2 100,0

 p*= 0,013 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Ao conduzir, com que frequência…?”

 Faz/atende uma chamada com um telefone portátil, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 95  124  90  22  13  351
% 27,1  35,3  25,6  6,3  3,7  2,0  100,0
Mulher n 62  87  75  25  256
% 24,2  34,0  29,3  9,8  2,0  0,8  100,0
Total n 157  211  165  47  18  607
% 25,9  34,8  27,2  7,7  3,0  1,5  100,0

 p=0,252 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

   Faz/atende uma chamada com um telefone portátil,por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 10  14  16  51 
 % 19,6 27,5 31,4 9,8 7,8 3,9 100,0
[25;34]  n 37 60 67  18  11  195 
 % 19,0 30,8 34,4 9,2 5,6 1,0 100,0
[35;44]  n 46 60  41  11  164 
 % 28,0 36,6 25,0 6,7 1,2 2,4 100,0
 [45;54]  n 38 34  25 11 110 
 % 34,5 30,9 22,7 10,0 0,9 0,9 100,0
 [55;64]   n 14 27  10  53 
 % 26,4 50,9 18,9 1,9 0,0 1,9 100,0
65+ n 13 16  38 
% 34,2 42,1 21,1 2,6 0,0 0,0 100,0
Total n 158 211  167  47  18  10  611 
% 25,9 34,5 27,3 7,7 2,9 1,6 100,0

 p*=0,005 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

 Faz/atende uma chamada com um telefone em mãos livres, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 86 75 79 48 27 35 350
% 24,6 21,4 22,6 13,7 7,7 10,0 100,0
Mulher n 77 55 65 35 13 11 256
% 30,1 21,5 25,4 13,7 5,1 4,3 100,0
Total n 163 130 144 83 40 46 606
% 26,9 21,5 23,8 13,7 6,6 7,6 100,0

 p=0,074 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

   Faz/atende uma chamada com um telefone portátil,por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 14 6 11 8 5 6 50
 % 28,0 12,0 22,0 16,0 10,0 12,0 100,0
[25;34]  n 37 42  50  38  13  15  195 
 % 19,0 21,5 25,6 19,5 6,7 7,7 100,0
[35;44]  n 49 33  40  19  13  10  164
 % 29,9 20,1 24,4 11,6 7,9 6,1 100,0
 [45;54]  n 38 18 24  11  12  110
 % 34,5 16,4 21,8 10,0 6,4 10,9 100,0
 [55;64]   n 14 20  10  53
 % 26,4 37,7 18,9 7,5 1,9 7,5 100,0
65+ n 14 11  38 
% 36,8 28,9 21,1 7,9 5,3 0,0 100,0
Total n 166 130  143  83  41  47  610 
% 27,2 21,3 23,4 13,6 6,7 7,7 100,0

 p= 0,033 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores contribuem para que
um condutor se envolva num acidente rodoviário?”

 Fazer/atender uma chamada com telefone portátil é um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 7 21 136 87 70 30 351
% 2,0 6,0 38,7 24,8 19,9 8,5 100,0
Mulher n 1 8 78 74 80 15 256
% 0,4 3,1 30,5 28,9 31,3 5,9 100,0
Total n 8 29 214 161 150 45 607
% 1,3 4,8 35,3 26,5 24,7 7,4 100,0

p=0,003 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

    Fazer/atender uma chamada com telefone portátil é um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviáriopor idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 1 3 19 16 10 2 51
 % 2,0 5,9 37,3 31,4  19,6  3,9 100,0
[25;34]  n 12  52  64  45  19 195
 % 1,5 6,2  26,7  32,8  23,1  9,7 100,0
[35;44]  n 3  37 24  48  12 164
 % 1,8 3,7  34,1  23,8  29,3  7,3  100,0 
 [45;54] 0 n 37  24  38  110 
 % 0,0  1,8  33,6  21,8 34,5  8,2  100,0 
 [55;64]   n 27  53 
 % 1,9  9,4  50,9  17,0  15,1  5,7  100,0 
65+ n 24  38 
% 0,0  5,3  63,2  23,7  7,9  0,0  100,0 
Total n 30   215 161  152  45  611 
% 1,3  4,9  35,2  26,4  24,9  7,4  100,0 

 p*=0,002 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores contribuem para que um condutor se envolva num acidente rodoviário?”

 Conduzir estando cansado é o fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 3 8 106 92 110 31 350
% 0,9 2,3 30,3 26,3 31,4 8,9 100,0
Mulher n 2 1 61 81 76 34 255
% 0,8 0,4 23,9 31,8 29,8 13,3 100,0
Total n 5 9 167 173 186 65 605
% 0,8 1,5 27,6 28,6 30,7 10,7 100,0

 p*=0,071 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

    Conduzir estando cansado é o fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 0 14  19  14  50 
 % 0,0 2,0 28,0 38,0 28,0 4,0 100,0
[25;34]  n 1 50  56  54  30  195 
 % 0,5 2,1 25,6 28,7 27,7 15,4 100,0
[35;44]  n 3 43  46  55  16  164 
 % 1,8 0,6 26,2 28,0 33,5 9,8 100,0
 [45;54]  n 0 20  34  36  16  109 
 % 0,0 2,8 18,3 31,2 33,0 14,7 100,0
 [55;64]   n 1 19 10  21  53 
 % 1,9 0,0 35,8 18,9 39,6 3,8 100,0
65+ n 0 22  38 
% 0,0 0,0 57,9 23,7 18,4 0,0 100,0
Total n 5  9 168  174  187  66  609 
% 0,8 1,5 27,6 28,6 30,7 10,8 100,0

 p*=0,003 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Indique em que medida concorda com as afirmações relativas à condução de um automóvel 20 km/h acima do limite de velocidade numa zona residencial”

      Conduzir um automóvel a 20 km/h acima do limite de velocidade numa zona residencial aumenta o risco de ter um acidente com outro utente da estrada, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 94 160  83  14  351 
 % 26,8 45,6 23,6 4,0 100,0
Mulher   n 69 128  46  13  256 
 % 27,0 50,0 18,0 5,1 100,0
 Total   n 163 288  129  27  607 
 % 26,9 47,4 21,3 4,4 100,0

 p=0,355 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

     Conduzir um automóvel a 20 km/h acima do limite de velocidade numa zona residencial aumenta o risco de ter um acidente com outro utente da estrada, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 16 23  10 2 51
 % 31,4 45,1 19,6 3,9 100,0
[25;34]  n 56 94  38  195 
 % 28,7 48,2 19,5 3,6 100,0
[35;44]  n 42 87  27  164 
 % 25,6 53,0 16,5 4,9 100,0
 [45;54]  n 28 53  22  110 
 % 25,5 48,2 20,0 6,4 100,0
 [55;64]   n 12 22  18  53 
 % 22,6 41,5 34,0 1,9 100,0
65+ n 11 12  13  38 
% 28,9 31,6 34,2 5,3 100,0
Total n 165 291  128  27  611 
% 27,0 47,6 20,9 4,4 100,0

 p=0,362 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

“Indique em que medida concorda com as seguintes afirmações sobre álcool e condução:”

      Beber e conduzir aumenta o risco de acidente com outro utente da estrada, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 166 163  18  351 
 % 47,3 46,4 5,1 1,1 100,0
Mulher   n 173 71  255 
 % 67,8 27,8 2,0 2,4 100,0
 Total   n 339 234  23  10  606 
 % 55,9 38,6 3,8 1,7 100,0

 p<0,001  (Existem diferenças estatisticamente significativas) 

     Beber e conduzir aumenta o risco de acidente com outro utente da estrada, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 31 15  50 
 % 62,0 30,0 4,0 4,0 100,0
[25;34]  n 117 67  195 
 % 60,0 34,4 4,6 1,0 100,0
[35;44]  n 102 55  164 
 % 62,2 33,5 2,4 1,8 100,0
 [45;54]  n 63 44  110 
 % 57,3 40,0 0,0 2,7 100,0
 [55;64]   n 22 28  53 
 % 41,5 52,8 5,7 0,0 100,0
65+ n 7 26  38 
% 18,4 68,4 13,2 0,0 100,0
Total n 342 235  23  10  610 
% 56,1 38,5 3,8 1,6 100,0

p*<0,001(Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores contribuem para que um condutor se envolva num acidente rodoviário?”

 Beber e conduzir é um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 6 4 47 108 118 68 351
% 1,7 1,1 13,4 30,8 33,6 19,4 100,0
Mulher n 4 0 16 57 110 69 256
% 1,6 0,0 6,3 22,3 43,0 27,0 100,0
Total n 10 4 63 165 228 137 607
% 1,6 0,7 10,4 27,2 37,6 22,6 100,0

 p*<0,001 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

  Beber e conduzir é um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 0 15  19  11  51 
 % 0,0 2,0 9,8 29,4 37,3 21,6 100,0
[25;34]  n 3 22  49  75  44  195 
 % 1,5 1,0 11,3 25,1 38,5 22,6 100,0
[35;44]  n 5 17  32  63  46  164
 % 3,0 0,6 10,4 19,5 38,4 28,0 100,0
 [45;54]  n 1  0 22   47 32  110 
 % 0,9 0,0 7,3 20,0 42,7 29,1 100,0
 [55;64]   n 1  23 18  53 
 % 1,9 0,0 9,4 43,4 34,0 11,3 100,0
65+ n 0 25  38 
% 0,0 0,0 15,8 65,8 18,4 0,0 100,0
Total n 10 63  166  229  139  611 
% 1,6 0,7 10,3 27,2 37,5 22,7 100,0

 p*=0,001 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

  Conduzir sob o efeito de drogas é um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 9 8 48 94 105 87 351
% 2,6 2,3 13,7 26,8 29,9 24,8 100,0
Mulher n 3 1 33 42 95 81 255
% 1,2 0,4 12,9 16,5 37,3 31,8 100,0
Total n 12 9 81 136 200 168 606
% 2,0 1,5 13,4 22,4 33,0 27,7 100,0

 p=0,004 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

   Conduzir sob o efeito de drogas é um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 2 2 5 11  21 10  51 
 % 3,9  3,9  9,8  21,6  41,2  19,6  100,0 
[25;34]  n 27  38  66  55  194 
 %  2,1 2,1  13,9  19,6  34,0  28,4  100,0 
[35;44]  n  3 18  30   53 56  164 
 % 2,4  1,8  11,0  18,3  32,3  34,1  100,0 
 [45;54]  n 13  21  34 41  110 
 % 0,9   0,0 11,8  19,1  30,9  37,3  100,0 
 [55;64]   n  0 11  19  16   6 53 
 % 1,9  0,0  20,8  35,8  30,2  11,3  100,0 
65+ n 18  10  38 
% 0,0  0,0   21,1 47,4  26,3  5,3  100,0 
Total n 12  82  137  200  170  610 
%  2,0 1,5  13,4  22,5  32,8  27,9  100,0 

 p*=0,001 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores contribuem para que um condutor se envolva num acidente rodoviário?”

  Condições atmosféricas são um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário,, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 3 10  84  107  115  30  349 
% 0,9 2,9  24,1  30,7  33,0  8,6  100,0 
Mulher n 51  93  90  13  256
% 0,4 3,1  19,9  36,3  35,2  5,1  100,0 
Total n 18  135  200  205  43  605
% 0,7 3,0  22,3  33,1  33,9  7,1  100,0 

p=0,318 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

  Condições atmosféricas são um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, muito cansado para conduzir,  por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 11  23  51 
 % 2,0 5,9 21,6 45,1 15,7 9,8 100,0
[25;34]  n 1 40  57  62  27  195 
 % 0,5 4,1 20,5 29,2 31,8 13,8 100,0
[35;44]  n 2  4 37  61  54  163 
 % 1,2 2,5 22,7 37,4 33,1 3,1 100,0
 [45;54]  n 0 32  34  36  109 
 % 0,0 1,8 29,4 31,2 33,0 4,6 100,0
 [55;64]   n 0 10  14  25  53 
 % 0,0 1,9 18,9 26,4 47,2 5,7 100,0
65+ n 0 12  21  38 
% 0,0 0,0 13,2 31,6 55,3 0,0 100,0
Total n 18  135   201 206  45  609 
% 0,7 3,0 22,2 33,0 33,8 7,4 100,0

 p=0,065 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores contribuem para que um condutor se envolva num acidente rodoviário?”

 Inexperiência é um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 10 49 133 75 65 19 351
% 2,8 14,0 37,9 21,4 18,5 5,4 100,0
Mulher n 4 34 120 60 30 8 256
% 1,6 13,3 46,9 23,4 11,7 3,1 100,0
Total n 14 83 253 135 95 27 607
% 2,3 13,7 41,7 22,2 15,7 4,4 100,0

 p=0,065 (Não existem diferenças estatisticamente significativas) 

   Inexperiência é um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 4 12 21 7 5 2 51
 % 7,8 23,5  41,2  13,7 9,8 3,9 100,0
[25;34]  n 4 34  77  39 25 16 195
 % 2,1 17,4  39,5  20,0 12,8 8,2 100,0
[35;44]  n 3 21 72  31 32  5 164
 % 1,8 12,8  43,9  18,9 19,5 3,0 100,0
 [45;54]  n 10  46  26  21  110 
 % 2,7  9,1  41,8  23,6  19,1  3,6  100,0 
 [55;64]   n  5 22  19  53 
 % 0,0  9,4  41,5  35,8  11,3  1,9  100,0 
65+ n 17  14  38 
% 0,0  2,6   44,7 36,8  15,8  0,0  100,0 
Total n 14  83  255  136   95 28  611 
% 2,3  13,6  41,7  22,3  15,5  4,6  100,0 

 p*=0,005 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores contribuem para que um condutor se envolva num acidente rodoviário?”

   Condutores idosos (mais de 65 anos) são um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 7 26 141 62 85 30 351
% 2,0 7,4 40,2 17,7 24,2 8,5 100,0
Mulher n 2 21 103 56 57 17 256
% 0,8 8,2 40,2 21,9 22,3 6,6 100,0
Total n 9 47 244 118 142 47 607
% 1,5 7,7 40,2 19,4 23,4 7,7 100,0

p=0,567 (Não existem diferenças estatisticamente significativas) 

 Condutores idosos (mais de 65 anos) são um fator contributivo para que um condutor se envolva num acidente rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 1 15  11  51 
 % 2,0 15,7 29,4 15,7 21,6 15,7 100,0
[25;34]  n 3 11  68  34  54  25  195 
 % 1,5 5,6 34,9 17,4 27,7 12,8 100,0
[35;44]  n 3 62  38  40  13  164 
 % 1,8 4,9 37,8 23,2 24,4 7,9 100,0
 [45;54]  n 2 10  48  19  31  110 
 % 1,8 9,1 43,6 17,3 28,2 0,0 100,0
 [55;64]   n 0 27  12  53 
 % 0,0 9,4 50,9 22,6 15,1 1,9 100,0
65+ n 0 25  38 
% 0,0 13,2 65,8 21,1 0,0 0,0 100,0
Total n 9  47 245  119  144  47  611 
% 1,5 7,7 40,1 19,5 23,6 7,7 100,0

 p*<0,001 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)