“Concorda ou discorda das seguintes afirmações?”

       As penas por infrações à velocidade deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n  70  111 97   65  8 351
 %  19,9  31,6  27,6  18,5  2,3 100
Mulher   n  51  97  61  37  10 256
 %  19,9  37,9  23,8  14,5  3,9 100
 Total   n  121  208  158  102  18 607
 %  19,9  34,3  26  16,8  3 100

p=0,258 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

     As penas por infrações à velocidade deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n 15  21  9 51 
 %  11,8  29,4  41,2  17,6  0  100
[25;34]  n 31 63 50   44  7 195
 %  15,9 32,3  25,6  22,6  1,6  100
[35;44]  n  27  65  44  24  4  164
 %  16,5  39,6  26,8  14,6  2,4  100
 [45;54]  n  23  40  28  13  6  110
 %  20,9 36,4  25,5  11,8  5,5  100
 [55;64]   n  16  17  11  8  1  53
 %  30,2 32,1  20,8  15,1  1,9  100
65+ n 18 10 5 5 0 38
% 47,4 26,3 13,2 13,2 0 100
Total n 121 210 159 103 18 611
% 19,8 34,4 26 16,9 2,9 100

p=0,002 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

       As penas pela condução sob efeito do álcool deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n 174 118 34 22 1 349
 % 49,9  33,8 9,7 6,3 0,3 100
Mulher   n 130 91 25 7 3 256
 % 50,8  35,5 9,8 2,7 1,2 100
 Total   n 304 209 59 29 4 605
 % 50,2 34,5 9,8 4,8 0,7 100

p=0,212 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

     As penas pela condução sob efeito do álcool deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n 23 17 7 3 0 50
 % 46  34 14 6 0  100
[25;34]  n 84 73 22 13 2 194
 % 43,3 37,6 11,3 6,7 1  100
[35;44]  n 83 56 16 8 1  164
 % 50,6 34,1 9,8 4,9 0,6  100
 [45;54]  n 56 42 9 2 1  11
 % 50,9 38,2 8,2 1,8 0,9  100
 [55;64]   n 33 15 3 2 0  53
 % 62,3 28,3 5,7 3,8 0  100
65+ n 28 6 3 1 0 38
% 73,7 15,8 7,9 2,6 0 100
Total n 307 209 60 29 4 609
% 50,4 34,3 9,9 4,8 0,7 100

p*=0,368 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

       As penas por não usar sistemas de retenção deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n  135 138 43 29 5 350
 %  38,6  39,4  12,3  8,3 1,4 100
Mulher   n  90  121  29  12  4  256
 %  35,2  47,3  11,3  4,7  1,6 100
 Total   n  225  259  72  41  9  606
 %  37,1  42,7  11,9  6,8  1,5  100

p=0,235 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

     As penas por não usar sistemas de retenção deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n  14 25 10 1 1 51
 % 27,5  49 19,6 2 2  100
[25;34]  n 63  86 25 18 3 195
 %  32,3 44,1 12,8 9,2 1,5  100
[35;44]  n 56  72 20 13 3  164
 % 34,1  43,9 12,2 7,9 1,8  100
 [45;54]  n 43 48 10 7 2  110
 % 39,1  43,6 9,1 6,4 1,8  100
 [55;64]   n  27 18 5 3  0  53
 %  50,9 34 9,4 5,7 0  100
65+ n  23  11  3  0  0  37
%  62,2  29,7  8,1  0  0 100
Total n  226  260  73  42  9  610
%  37 42,6 12 6,9 1,5 100

p*=0,131 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

       As penas por não usar capacete de protecção nos motociclos deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n  154  119  51  19  5 348 
 %  44,3  34,2  14,7  5,5  1,4 100
Mulher   n  120  91  29  12  3  255
 %  47,2  35,7  11,4  4,7  1,2 100
 Total   n  274  210  80  31  8  603
 %  45,4  34,8  13,3  5,1 1,3   100

p=0,776 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

     As penas por não usar capacete de protecção nos motociclos deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n  25 17 7 2 0 51
 %  49  33,3  13,7  3,9  100
[25;34]  n  85  70  25  12  3  195
 %  43,6  35,9  12,8  6,2  1,5  100
[35;44]  n  64  60  23  12  2  161
 %  39,8  37,3  14,3  7,5  1,2  100
 [45;54]  n  54  37  13  2  3  109
 %  49,5  33,9  11,9  1,8  2,8  100
 [55;64]   n  28  15  7  3  0  53
 %  52,8  28,3  13,2  5,7  0  100
65+ n 20  10  7  1  0  38
%  52,6  26,3  18,4  2,6  0 100
Total n  276  209  82  32  8  607
%  45,5  34,4  13,5  5,3  1,3 100

p*=0,815 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

       As penas por  usar um telemóvel durante a condução deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n  119 131 66 27 7 350
 % 34 37,4 18,9 7,7 2 100
Mulher   n  74 105 52 21 4 256
 %  28,9 41  20,3 8,2  1,6  100
 Total   n 193   236  118  48 11   606
 % 31,8   38,9  19,5  7,9 1,8   100

p=0,726 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

     As penas por  usar um telemóvel durante a condução deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n  10 21 15 4 1 51
 %  19,6 41,2 29,4  7,8   100
[25;34]  n 49   75 40   26 195
 %  25,1  38,5  20,5  13,3 2,6   100
[35;44]  n  51  72  29  9  3  164
 %  31,1  43,9  17,7  5,5  1,8  100
 [45;54]  n  46  41  16  6  1  110
 %  41,8  37,3  14,5  5,5  0,9  100
 [55;64]   n  18  20  12  3  0  53
 %  34  37,7  22,6  5,7  0  100
65+ n  20  8  7 37 
%  54,1  21,6  18,9  2,7  2,7 100
Total n  194  237  119  49  11  610
%  31,8  38,9  19,5  1,8 100

p*=0,015 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Em que medida seria a favor das seguintes afirmações?”

       Controlo de velocidade num local através de câmaras automáticas, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito  Nada Total
 Homem   n  84 163   83  19 349 
 %  24,1  46,7  23,8  5,4 100
Mulher   n  52  113  80  9  254
 %  20,5  44,5  31,5  3,5 100
 Total   n  136  276  163  28  603
 %  22,6 45,8  27   4,6  100

p=0,146 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

     Controlo de velocidade num local através de câmaras automáticas, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito   Nada  Total
 [18;24]   n 22 20 1 51
 % 15,7  43,1 39,2 2  100
[25;34]  n  36  90 53   15 194 
 %  18,6  46,4  27,3  7,7  100
[35;44]  n  35  78  45  5  163
 %  21,5  47,9  27,6  3,1  100
 [45;54]  n  27  52  28  3  110
 %  24,5  47,3  25,5  2,7  100
 [55;64]   n  17  19  12  3  51
 %  33,3  37,3  23,5  5,9  100
65+ n  17  15  5  1  38
%  44,7  39,5  13,2  2,6 100
Total n  140  276  163  28  607
%  23,1  45,5  26,9  4,6 100

p=0,024 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

       Concorda com o controlo de velocidade entre dois pontos distantes através de câmaras automáticas, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito  Nada Total
 Homem   n  63 109 131 47 350
 % 18 31,1  37,4 13,4 100
Mulher   n 41  88 104 22  255
 % 16,1 34,5 40,8 8,6 100
 Total   n 104 197 235 69  605
 %  17,2 32,6 38,8 11,4  100

p=0,237 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

     Concorda com o controlo de velocidade entre dois pontos distantes através de câmaras automáticas, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n  6 18 21 6 51
 %  11,8 35,3 41,2 11,8  100
[25;34]  n  25  59  83  27  194
 %  12,9  30,4  42,8  13,9  100
[35;44]  n  28  59  56  21  164
 %  17,1  36  34,1  12,8  100
 [45;54]  n  17  35  50  8  110
 %  15,5  31,8  45,5  7,3  100
 [55;64]   n  14  18  14  6  52
 %  26,9  34,6  26,9  11,5  100
65+ n  16  11  10  1  38
%  42,1  28,9  26,3  2,6 100
Total n  106  200  234  69  609
%  17,4  32,8  38,4 11,3  100

p=0,005 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

“Indique em que medida concorda com as afirmações relativas à condução de um automóvel 20 km/h
acima do limite de velocidade numa zona residencial”

     Conduzir um automóvel a 20 km/h acima do limite de velocidade numa zona residencial aumenta o risco de ser mandado parar e multado pela polícia, por sexo
Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 57 108  157  29  351 
 % 16,2 30,8 44,7 8,3 100,0
Mulher   n 41 114  86  15 256 
 % 16,0 44,5 33,6 5,9 100,0
 Total   n 98 222   243 44  607 
 % 16,1 36,6 40,0 7,2 100,0

p=0,004 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

    Conduzir um automóvel a 20 km/h acima do limite de velocidade numa zona residencial aumenta o risco de ser mandado parar e multado pela polícia, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 8 19 18 6 51
 % 15,7 37,3 35,3 11,8 100,0
[25;34]  n 36 86 62  11  195 
 % 18,5 44,1 31,8 5,6 100,0
[35;44]  n 26  58 67  13  164 
 % 15,9 35,4 40,9 7,9 100,0
 [45;54]  n 21 35  44  10  110 
 % 19,1 31,8 40,0 9,1 100,0
 [55;64]   n 7  13 29  53 
 % 13,2 24,5 54,7 7,5 100,0
65+ n 0 14  24  38 
% 0,0 36,8 63,2 0,0 100,0
Total n 98 225  244  44  611 
% 16,0 36,8 39,9 7,2 100,0

p=0,010 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

“Numa viagem normal, qual a probabilidade de ser submetido a um controlo de velocidade?”

 Probabilidade de ser submetido a um controlo de velocidade, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 20 125 140 45 14 7 351
% 5,7 35,6 39,9 12,8 4,0 2,0 100,0
Mulher n 15 109 92 22 12 5 255
% 5,9 42,7 36,1 8,6 4,7 2,0 100,0
Total n 35 234 232 67 26 12 606
% 5,8 38,6 38,3 11,1 4,3 2,0 100,0

 p=0,411  (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

   Probabilidade de ser submetido a um controlo de velocidade, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 4 23 15  50 
 % 8,0 46,0 30,0 8,0 4,0 4,0 100,0
[25;34]  n 5 74  79  22  11  4 195 
 % 2,6 37,9 40,5 11,3 5,6 2,1 100,0
[35;44]  n 7  64 62  19   8 164 
 % 4,3 39,0 37,8 11,6 4,9 2,1 100,0
 [45;54]  n 8 37  50  13  110 
 % 7,3 33,6 45,5 11,8 0,9 0,9 100,0
 [55;64]   n 4  19 21  53 
 % 7,5 35,8 39,6 11,3 5,7 0,0 100,0
65+ n 8 19  38 
% 21,1 50,0 18,4 7,9 2,6 0,0 100,0
Total n 36 236  234  67  26  11  610 
% 5,9 38,7 38,4 11,0 4,3 1,8 100,0

 p*=0,039 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Nos últimos 3 anos, foi multado, ou penalizado de qualquer outra forma, por exceder o limite
de velocidade ao conduzir?”

      Penalização ou multa por exceder o limite de velocidade últimos 3 anos,  por sexo
  Sexo Não Sim, só multado Sim, multado e/ou outra pena Total
 Homem   n 294 40 15 349 
 % 84,2 11,5 4,3 100,0
Mulher   n 226 24 255 
 % 88,6 9,4 2,0 100,0
 Total   n 520 64  20  604 
 % 86,1 10,6  3,3  100,0 

 p=0,188  (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

    Penalização ou multa por exceder o limite de velocidade últimos 3 anos, por idade
Idade Não Sim, só multado Sim, multado e/ou outra pena   Total
 [18;24]   n 43 50 
 % 86,0 14,0 0,0 100,0
[25;34]  n 170 18  194 
 % 87,6 9,3 3,1 100,0
[35;44]  n 138 20  164 
 % 84,1 12,2 3,7 100,0
 [45;54]  n 94 12  109 
 % 86,2 11,0 2,8 100,0
 [55;64]   n 45 53 
 % 84,9 7,5 7,5 100,0
65+ n 34 38 
% 89,5 7,9 2,6 100,0
Total n 524 64  20  608 
% 86,2 10,5 3,3 100,0

p*=0,725 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Indique em que medida concorda com as seguintes afirmações sobre álcool e condução:”

    Beber e conduzir, será mandado parar e fiscalizado pela polícia, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 65  126  144  14  349 
 % 18,6   36,1 41,3  4,0  100,0
Mulher   n 77  100  69  254 
 % 30,3  39,4  27,2  3,1  100,0
 Total   n 142  226  213  22  603 
 % 23,5  37,5  35,3  3,6  100,0

 p=0,001  (Existem diferenças estatisticamente significativas)

    Beber e conduzir, será mandado parar e fiscalizado pela polícia, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 12 21 14  50 
 % 24,0 42,0 28,0 6,0 100,0
[25;34]  n 52 80  56  193 
 % 26,9 41,5 29,0 2,6 100,0
[35;44]  n 38 62  56  164 
 % 23,2 37,8 34,1 4,9 100,0
 [45;54]  n 30  36 41   3 110 
 % 27,3 32,7 37,3 2,7 100,0
 [55;64]   n 9 19  23  53 
 % 17,0 35,8 43,4 3,8 100.0
65+ n 1 12  23  37 
% 2,7 32,4 62,2 2,7 100,0
Total n 142 230  213  22  607 
% 23,4 37,9 35,1 3,6 100,0

 p=0,043 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

“Nos últimos 3 anos, quantas vezes foi submetido a controlo de álcool como condutor?”

      Controlo de álcool como condutor nos últimos 3 anos, por sexo
  Sexo Nunca Só uma vez Mais de uma vez Total
 Homem   n 153  117  81  351 
 % 43,6  33,3  23,1  100,0
Mulher   n 161  63  31  255 
 % 63,1  24,7  12,2  100,0
 Total   n 314  180  112  606 
 % 51,8  29,7  18,5  100,0 

 p<0,001 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

    Condução de um automóvel, podendo estar acima do limite legal para conduzir, por idade
Idade Nunca Só uma vez  Mais de uma vez    Total
 [18;24]   n 28  15  51 
 % 54,9 15,7  29,4   100,0
[25;34]  n 91  62  42  195 
 %  46,7 31,8  21,5   100,0
[35;44]  n 87  47  29  163 
 % 53,4   28,8 17,8   100,0
 [45;54]  n 68   28 14  110 
 % 61,8  25,5  12,7   100,0
 [55;64]   n 20  25  53 
 % 37,7  47,2  15,1   100,0
65+ n 21  11  38 
% 55,3  28,9  15,8  100,0
Total n 315  181 114  610 
% 51,6  29,7  18,7  100,0

 p=0,015 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

“Numa viagem normal, qual a probabilidade de ser submetido a um controlo de álcool?”

 Probabilidade de ser submetido a um controlo de álcool, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 29 175 101 28 5 12 350
% 8,3 50,0 28,9 8,0 1,4 3,4 100,0
Mulher n 40 114 69 23 4 6 256
% 15,6 44,5 27,0 9,0 1,6 2,3 100,0
Total n 69 289 170 51 9 18 606
% 11,4 47,7 28,1 8,4 1,5 3,0 100,0

 p=0,114 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

   Probabilidade de ser submetido a um controlo de álcool, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 23  14  51 
 % 13,7  45,1  27,5  11,8  0,0  2,0  100,0 
[25;34]  n 13 96 63 13 5 5 195
 % 6,7 49,2 32,3 6,7 2,6 2,6 100,0
[35;44]  n 22 75  44  15   5 164 
 % 13,4 45,7 26,8 9,1 1,8 3,0 100,0
 [45;54]  n 10 51  32  12  109 
 % 9,2 46,8 29,4 11,0 0,9 2,8 100,0
 [55;64]   n 6 30  11  53 
 % 11,3 56,6 20,8 7,5 0,0 3,8 100,0
65+ n 10 17  38 
% 26,3 44,7 21,1 2,6 0,0 5,3 100,0
Total n 68 292  172  51  18  610 
% 11,1 47,9 28,2 8,4 1,5 3,0 100,0

 p*=0,397 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)