“ Ao conduzir um motociclo, com que frequência…?”

  Com que frequência segue muito perto do veículo da frente, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 20  39  58  10  132 
% 15,2  29,5  43,9  7,6  3,0  0,8  100,0 
Mulher n 19  22  50 
% 14,0  38,0  44,0  2,0  0,0  2,0  100,0 
Total n 27  58  80  11  182 
% 14,8  31,9  44,0  6,0  2,2  1,1  100,0 

 p=0,449* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Com que frequência segue muito perto do veículo da frente, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 13,3  26,7  53,3  6,7  0,0  0,0  100,0 
[25;34]  n 18  26  53 
 % 9,4  34,0  49,1  3,8  1,9  1,9  100,0 
[35;44]  n 24  30  68 
 % 10,3  35,3  44,1  5,9  2,9  1,5  100,0 
 [45;54]  n 10  33 
 % 27,3  27,3  30,3  12,1  3,0  0,0  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 30,0  40,0  30,0  0,0  0,0  0,0  100,0 
65+ n
% 33,3  0,0  66,7  0,0  0,0  0,0  100,0 
Total n 27  59  79  11  182 
% 14,8  32,4  43,4  6,0  2,2  1,1  100,0 

 p=0,861* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

   Concorda que seguir muito perto do veículo da frente é um fator contributivo para envolvimento num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 11  56  34  19  132 
% 3,8  8,3  42,4  25,8  14,4  5,3  100,0 
Mulher n 29  12  50 
% 0,0  4,0  58,0  12,0  24,0  2,0  100,0 
Total n 13  85  40  31  182 
% 2,7  7,1  46,7  22,0  17,0  4,4  100,0 

p*=0,057 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concorda que seguir muito perto do veículo da frente é um fator contributivo para envolvimento num acidente rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 6,7  0,0  60,0  13,3  20,0  0,0  100,0 
[25;34]  n 21  14  13  53 
 % 1,9  5,7  39,6  26,4  24,5  1,9  100,0 
[35;44]  n 29  16  10  68 
 % 2,9  13,2  42,6  23,5  14,7  2,9  100,0 
 [45;54]  n 18  33 
 % 3,0  3,0  54,5  24,2  6,1  9,1  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 0,0  0,0  50,0  0,0  30,0  20,0  100,0 
65+ n
% 0,0  0,0  100,0  0,0  0,0  0,0  100,0 
Total n 13  85  40  31  182 
% 2,7 7,1  46,7  22,0 17,0  4,4  100,0 

 p*=0,209 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Ao conduzir um motociclo, com que frequência…?”

   Com que frequência cede passagem a um peão numa passadeira, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 20  29  28  48  132 
% 4,5  0,8  15,2  22,0  21,2  36,4  100,0 
Mulher n 15  18  50 
% 0,0  4,0  14,0  30,0  36,0  16,0  100,0 
Total n 27  44  46  56  182 
% 3,3  1,6  14,8  24,2 25,3  30,8  100,0 

 p=0,018* (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

    Com que frequência cede passagem a um peão numa passadeira, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 1 1  3  2  5  3  15
 % 6,7 6,7 20,0 13,3 33,3 20,0 100,0
[25;34]  n 1 2 8 12 15 15 53
 % 1,9 3,8 15,1 22,6 28,3 28,3 100,0
[35;44]  n 1 0 10 21 18 18 68
 % 1,5 0,0 14,7 30,9 26,5 26,5 100,0
 [45;54]  n 1 0 5 7 3 17 33
 % 3,0 0,0 15,2 21,2 9,1 51,5 100,0
 [55;64]   n 2 0 0 1 5 2 10
 % 20,0 0,0 0,0 10,0 50,0 20,0 100,0
65+ n  0 0 0 1 1 1 3
% 0,0 0,0 0,0 33,3 33,3 33,3 100,0
Total n 6 3 26 44 47 56 182
% 3,3 1,6 14,3 24,2 25,8 30,8 100,0

p=0,119* (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Ao conduzir um motociclo, com que frequência…?”

  Com que frequência passa o sinal luminoso amarelo, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 26  50  22  16  132 
% 6,8  19,7  37,9  16,7  12,1  6,8  100,0 
Mulher n 10  29  50 
% 2,0  20,0  58,0  12,0  6,0  2,0  100,0 
Total n 10  36  79  28  19  10  182 
% 5,5  19,8  43,4  15,4  10,4  5,5  100,0 

 p=0,142 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

  Com que frequência passa o sinal luminoso amarelo, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 6,7  6,7  60,0  13,3  13,3  0,0  100,0 
[25;34]  n 23  10  53 
 % 1,9  15,1  43,4  18,9  11,3  9,4  100,0 
[35;44]  n 16  32  10  68 
 % 4,4  23,5  47,1  14,7  8,8  1,5  100,0 
 [45;54]  n 11  33 
 % 9,1  27,3  33,3  12,1  9,1  9,1  100,0 
 [55;64]   n  2 10 
 % 20,0 10,0 30,0 20,0 10,0 10,0 100,0 
65+ n  1
% 0,0  33,3  0,0  33,3  33,3  0,0  100,0 
Total n 10  36  78  29  19  10  182 
% 5,5  19,8  42,9  15,9  10,4  5,5  100,0 

 p=0,584* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)  

“ Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

  Concorda que a sinalização das estradas é um fator contributivo para envolvimento num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 14  57  22 22 14 132
% 2,3   10,6 43,2  16,7 16,7 10,6 100,0
Mulher n 25  10 5 2 50
% 0,0  16,0  50,0  20,0 10,0 4,0 100,0
Total n 22  82  32 27 16 182
% 1,6  12,1  45,1  17,6 14,8 8,8 100,0

 p*=0,358 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concorda que a sinalização das estradas é um fator contributivo para envolvimento num acidente rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 0,0  13,3  53,3  6,7  20,0  6,7  100,0 
[25;34]  n 22  10  13  53 
 % 1,9  3,8  41,5  18,9  24,5  9,4  100,0 
[35;44]  n 37  13  68 
 % 2,9  8,8  54,4  19,1  10,3  4,4  100,0 
 [45;54]  n 0 11  33 
 % 0,0  21,2  33,3  18,2  12,1  15,2  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 0,0  20,0 30,0  20,0  10,0  20,0  100,0 
65+ n
% 0,0  66,7  33,3  0,0  0,0  0,0  100,0 
Total n 21  82  32  28  16  182 
% 1,6  11,5  45,1  17,6  15,4  8,8  100,0 

 p*=0,186 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Ao conduzir um motociclo, com que frequência…?”

   Com que frequência ultrapassa à tangente, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Total
Homem n 28  52  38  130 
% 21,5  40,0  29,2  6,2  3,1  100,0 
Mulher n 10  20  18  50 
% 20,0  40,0  36,0  2,0  2,0  100,0 
Total n 38  72  56  180 
% 21,1  40,0  31,1  5,0  2,8  100,0 

 p=0,741* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

    Com que frequência ultrapassa à tangente,  por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent.  Total
 [18;24]   n 15 
 % 20,0  46,7  26,7  6,7  0,0  100,0 
[25;34]  n 18  20  52 
 % 17,3  34,6  38,5  5,8  3,8  100,0 
[35;44]  n 32  23  67 
 % 11,9  47,8  34,3  3,0  3,0  100,0 
 [45;54]  n 10  12  33 
 % 30,3  36,4  21,2  9,1  3,0  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 60,0  20,0  20,0  0,0  0,0  100,0 
65+ n
%  66,7 33,3  0,0  0,0  0,0  100,0 
Total n 38  72  56  180
% 21,1  40,0  31,1  5,0  2,8  100,0 

 p=0,233* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Ao conduzir um motociclo, quão perigoso acha que é…”

    Perigosidade em ultrapassar um veículo pela direita, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 60  59  12  132 
 % 45,5  44,7  9,1  0,8  100,0 
Mulher   n 24  20  50 
 % 48,0  40,0  8,0  4,0  100,0 
 Total   n 84  79  16  182 
 % 46,2  43,4  8,8  1,6  100,0 

 p*=0,458 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

    Perigosidade em ultrapassar um veículo pela direita, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 15 
 % 26,7  53,3  6,7  13,3  100,0 
[25;34]  n 26  20  53 
 % 49,1  37,7  11,3  1,9  100,0
[35;44]  n 36  28  68 
 % 52,9  41,2  5,9  0,0  100,0 
 [45;54]  n 13  16  33 
 % 39,4  48,5  12,1  0,0  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 50,0  40,0  10,0  0,0  100,0 
65+ n
% 33,3  66,7  0,0  0,0  100,0 
Total n 85 78 16 3 182 
% 46,7 42,9 8,8 1,6 100,0 

 p*=0,173 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Ao conduzir um motociclo, com que frequência…?”

 Com que frequência faz sinal de luzes ou buzina com fúria, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Total
Homem n 34  57  36  132 
% 25,8  43,2  27,3  3,0  0,8  100,0 
Mulher n 11  22  15  50 
% 22,0  44,0  30,0  2,0  2,0  100,0 
Total n 45  79  51  182 
% 24,7  43,4  28,0  2,7  1,1  100,0 

 p=0,916* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

    Com que frequência faz sinal de luzes ou buzina com fúria, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent.  Total
 [18;24]   n 0 0 15 
 % 33,3  33,3  33,3  0,0  0,0  100,0 
[25;34]  n 26  15  53 
 % 15,1  49,1  28,3  3,8  3,8  100,0 
[35;44]  n 18  25  22  68 
 % 26,5  36,8  32,4  4,4  0,0  100,0 
 [45;54]  n 17  33 
 % 27,3  51,5  21,2  0,0  0,0  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 40,0  40,0  20,0  0,0  0,0  100,0 
65+ n  0
% 33,3  33,3  33,3  0,0  0,0  100,0 
Total n 45  78  52  182 
% 24,7  42,9  28,6  2,7  1,1  100,0 

 p=0,805* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Ao conduzir um motociclo, com que frequência…?”

    Com que frequência usa sistema de telefone no capacete, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 88  16  15  13  132 
% 66,7  12,1  11,4  9,8  0,0  0,0  100,0 
Mulher n 34  50 
% 68,0  6,0  10,0  4,0  2,0  10,0  100,0 
Total n 122  19  20  15  182 
% 67,0  10,4  11,0  8,2  0,5  2,7  100,0 

 p=0,002* (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Com que frequência usa sistema de telefone no capacete, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 13  15 
 % 86,7  6,7  6,7  0,0  0,0  0,0  100,0 
[25;34]  n 37  6 53 
 % 69,8  11,3  7,5  7,5  0,0  3,8  100,0 
[35;44]  n 41  10  68 
 % 60,3  10,3  14,7  13,2  0,0  1,5  100,0 
 [45;54]  n 24  33 
 % 72,7  15,2  6,1  3,0  3,0  0,0  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 70,0  0,0  10,0  0,0  0,0  20,0  100,0 
65+ n
% 33,3  0,0  33,3  33,3  0,0  0,0  100,0 
Total n 123  19  19  15  182 
% 67,6  10,4  10,4  8,2  0,5  2,7  100,0 

 p=0,127* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

 “ Ao conduzir um motociclo, com que frequência…?”

   Com que frequência usa um dispositivo eletrónico para pagar portagens (autoestradas, cidades-túneis etc.), por  sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 76  13  14  13  15  132 
% 57,6  9,8  10,6  9,8  0,8  11,4  100,0 
Mulher n 31  49 
% 63,3  8,2  8,2  4,1  4,1  12,2  100,0 
Total n 107  17  18  15  21  181 
% 59,1  9,4  9,9  8,3  1,7  11,6  100,0 

 p=0,499* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

  Com que frequência usa um dispositivo eletrónico para pagar portagens (autoestradas, cidades-túneis etc.), por  idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 12  15 
 % 80,0  13,3  0,0  6,7  0,0  0,0  100,0 
[25;34]  n 34  52 
 % 65,4  7,7  9,6  5,8  1,9  9,6  100,0 
[35;44]  n 40  68 
 % 58,8  8,8  10,3  11,8  2,9  7,4  100,0 
 [45;54]  n 16  33 
 % 48,5  9,1  18,2  9,1  0,0  15,2  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 50,0  0,0  0,0  0,0  0,0  50,0  100,0 
65+ n
% 33,3  33,3  0,0  0,0  0,0  33,3  100,0 
Total n 108  16  18  15  21  181 
% 59,7  8,8  9,9  8,3  1,7  11,6  100,0 

 p=0,146* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Frequentou cursos de aperfeiçoamento para motociclistas?”

   Frequência de cursos de aperfeiçoamento para motociclistas
  N %
Sim 27 15,2
Não 151 84,8
Total 178 100,0

 

   Frequentou cursos de aperfeiçoamento para motociclistas, por sexo
Sexo Sim Não Total
Homem n 22  107  129 
% 17,1  82,9  100,0 
Mulher n 43  48 
% 10,4  89,6  100,0 
Total n 27  150  177 
% 15,3  84,7  100,0 

 p=0,392 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

   Frequentou cursos de aperfeiçoamento para motociclistas, por idade
Idade Sim Não  Total
 [18;24]   n 1 14 15
 % 6,7 93,3 100,0
[25;34]  n 10 19,6 51
 % 19,6 80,4 100,0
[35;44]  n 5 61 66
 % 7,6 92,4 100,0
 [45;54]  n 6 27 33
 % 18,2 81,8  100,0
 [55;64]   n 10
 % 40,0  60,0  100,0
65+ n 3
% 33,3  66,7  100,0
Total n 27 151 178
% 15,2 84,8 100,0

 p=0,065* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Nos últimos 3 anos, em quantos acidentes esteve envolvido como condutor de motociclo, no qual alguém, incluindo você, ficou ferido e recebeu tratamento médico?”

   Acidentes nos últimos 3 anos com feridos e tratamento médico
  N %
0 146 80,2
1 29 15,9
2 6 3,3
3 1 0,5
Total 182 100,0

 

   Acidentes nos últimos 3 anos com feridos e tratamento médico, por sexo
Sexo 0 1 2 3 Total
Homem n 110  19  132 
% 83,3  14,4  2,3  0,0  100,0 
Mulher n 36  10  50 
% 72,0  20,0  6,0  2,0  100,0 
Total n 146  29  182 
% 80,2  15,9  3,3  0,5  100,0 

 p=0,141* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Acidentes nos últimos 3 anos com feridos e tratamento médico, por idade
Idade 0 1 3  Total
 [18;24]   n 11  15 
 % 73,3  13,3  13,3  0,0  100,0 
[25;34]  n 45  53 
 % 84,9  11,3  3,8  0,0  100,0 
[35;44]  n 55  11  68 
 % 80,9  16,2  1,5  1,5  100,0 
 [45;54]  n 25  33 
 % 75,8  21,2  3,0  0,0  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 90,0  10,0  0,0  0,0  100,0 
65+ n
% 66,7  33,3  0,0  0,0  100,0 
Total n 147  28  182 
% 80,0  15,4  3,3  0,5  100,0 

 p=0,813* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

  Concorda que conduzir um motociclo estando cansado é um factor contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 33 60  18  11  132 
% 2,3  25,0  45,5  13,6  8,3  5,3  100,0 
Mulher n 13  30  50 
% 0,0  26,0  60,0  6,0  6,0  2,0  100,0 
Total n 46  90  21  14  182 
% 1,6  25,3  49,5  11,5  7,7  4,4  100,0 

 p*=0,337 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concorda que conduzir um motociclo estando cansado é um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 0,0  33,3  46,7  13,3  6,7  0,0  100,0 
[25;34]  n 12  29  53 
 % 0,0  22,6  54,7  11,3  7,5  3,8  100,0 
[35;44]  n 17  33  68 
 % 1,5  25,0  48,5  11,8  10,3  2,9  100,0 
 [45;54]  n 16  33 
 % 6,1  21,2  48,5  12,1  6,1  6,1  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 0,0  40,0  30,0  10,0  0,0  20,0  100,0 
65+ n
% 0,0  66,7  33,3  0,0  0,0  0,0  100,0 
Total n 47  89  21  14  182
% 1,6  25,8  48,9  11,5  7,7  4,4  100,0 

p*=0,791 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

   Concorda que conduzir a velocidade elevada é um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 40  38  35  132 
% 3,8  4,5  30,3  28,8  26,5  6,1  100,0 
Mulher n 11  22  50 
% 0,0  0,0  22,0  18,0  44,0  16,0  100,0 
Total n 51  47  57  16  182 
% 2,7  3,3  28,0  25,8  31,3  8,8  100,0 

 p*=0,014 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo) 

    Concorda que conduzir a velocidade elevada é um fator contributivo para envolvimento num acidente rodoviário,    por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 0,0  0,0  26,7  26,7  40,0  6,7  100,0 
[25;34]  n 12  15  21  53 
 % 1,9  5,7  22,6  28,3  39,6  1,9  100,0 
[35;44]  n 21  18  22  68 
 % 4,4  1,5  30,9  26,5  32,4  4,4  100,0 
 [45;54]  n 12  10  33 
 % 3,0  3,0  36,4  30,3  12,1  15,2  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 0,0  10,0  0,0  0,0  40,0  50,0  100,0 
65+ n
% 0,0  0,0  33,3  33,3  0,0  33,3  100,0 
Total n 50  48  57  16  182 
% 2,7  3,3  27,5  26,4  31,3  8,8  100,0 

 p*=0,006 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Indique em que medida concorda com as seguintes afirmações sobre álcool e condução:”

    Concorda que beber e conduzir aumenta o risco de acidente com outro utente da estrada, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 60  55  10  132 
 % 45,5  41,7  7,6  5,3  100,0 
Mulher   n 19  25  50 
 % 38,0  50,0  8,0  4,0  100,0 
 Total   n 79  80  14  182 
 % 43,4  44,0  7,7  4,9  100,0 

 p=0,760* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

     Concorda que beber e conduzir aumenta o risco de acidente com outro utente da estrada, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 10  15 
 % 26,7  66,7  6,7  0,0  100,0 
[25;34]  n 24  22  53 
 % 45,3  41,5  9,4  3,8  100,0 
[35;44]  n 37  23  68 
 % 54,4   33,8 4,4  7,4  100,0 
 [45;54]  n 11  145 33 
 % 33,3  45,5  15,2  6,1  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 30,0  70,0  0,0  0,0  100,0 
65+ n
% 33,3  66,7  0,0  0,0  100,0 
Total n 80  79  14  182 
% 44,0  43,4  7,7  4,9  100,0 

 p=0,352*(Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo) 

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

  Concorda que beber e conduzir um motociclo é um fator contributivo para envolvimento num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 11  47  33  19  15  131 
% 4,6  8,4  35,9  25,2  14,5  11,5  100,0 
Mulher n 24  10  50 
% 2,0  4,0  48,0  20,0  18,0  8,0  100,0 
Total n 13  71  43  28  19  181
% 3,9  7,2  39,2  23,8  15,5  10,5  100,0 

p*=0,541 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concorda que beber e conduzir um motociclo é um fator contributivo para envolvimento num acidente rodoviário,  por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 6,7  0,0  46,7  13,3  26,7  6,7  100,0 
[25;34]  n 20  13  12  53
 % 1,9  7,5  37,7  24,5  22,6  5,7  100,0 
[35;44]  n 25  17  68 
 % 5,9  8,8  36,8  25,0  13,2  10,3  100,0 
 [45;54]  n 12  33 
 % 3,1  9,4  37,5  25,0  6,3  18,8  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 0,0  0,0  50,0  20,0  10,0  20,0  100,0 
65+ n
% 0,0  0,0  66,7  33,3  0,0  0,0  100,0 
Total n 13  71  43  28  19  181 
% 3,9  7,2  39,2  23,8  15,5  10,5  100,0 

 p*=0,881 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concorda que tomar medicamentos e conduzir um motociclo é um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 37  49  17  12  132 
% 6,8  28,0  37,1  12,9  9,1  6,1  100,0 
Mulher n 20  19  50 
% 2,0  40,0  38,0  6,0  6,0  8,0  100,0 
Total n 10  57  68  20  15  12  182 
% 5,5  31,3  37,4  11,0  8,2  6,6  100,0 

 p*=0,370 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concorda que tomar medicamentos e conduzir um motociclo é um fator contributivo para envolvimento num  acidente rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 1 4 7 1 1 1 15
 % 6,7 26,7 46,7 6,7 6,7 6,7 100,0
[25;34]  n 1 21 19 3 7 2 53
 % 1,9 39,6 35,8 5,7 13,2 3,8 100,0
[35;44]  n 5 20 26 7 5 5 68
 % 7,4 29,4 38,2 10,3 7,4 7,4 100,0
 [45;54]  n 3 8 10 8 2 2 33
 % 9,1 24,2 30,3 24,2 6,1 6,1 100,0
 [55;64]   n 0 3 4 1 0 2 10
 % 0,0 30,0 40,0 10,0 0,0 20,0 100,0
65+ n 0 1 2 0 0 0 3
% 0,0  33,3  66,7  0,0  0,0  0,0  100,0
Total n 10  57  68  20  15  12  182
% 5,5 31,3 37,4 11,0 8,2 6,6  100,0

 p*=0,720 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concorda que tomar drogas e conduzir um motociclo é um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 16  53  18  15  22  132 
% 6,1  12,1  40,2  13,6  11,4  16,7  100,0 
Mulher n 21  50 
% 0,0  16,0  42,0  16,0  12,0  14,0  100,0 
Total n 24  74  26  21  29  182 
% 4,4  13,2  40,7  14,3  11,5  15,9  100,0 

 p=0,508 (Não existem diferenças estatisticamente significativas) 

   Concorda que tomar drogas e conduzir um motociclo é um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 0 1 9 1 1 3 15
 % 0,0 6,7 60,0 6,7 6,7 20,0 100,0
[25;34]  n 1 10 16 12 9 5 53
 % 1,9 18,9 30,2 22,6 17,0 9,4 100,0
[35;44]  n 4 7 32 8 5 12 68
 % 5,9 10,3 47,1 11,8 7,4 17,6 100,0
 [45;54]  n 3 4 14 3 3 6 33
 % 9,1 12,1  42,4  9,1  9,1  18,2  100,0
 [55;64]   n 0 1 3 2 2 2 10
 % 0,0 10,0 30,0 20,0 20,0 20,0 100,0
65+ n 0 0 1 0 1 1 3
% 0,0 0,0 33,3 0,0 33,3 33,3 100,0
Total n 8 23 75 26 21 29 182
% 4,4 12,6 41,2 14,3 11,5 15,9 100,0

 p*=0,605 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

   Concorda que o congestionamento de trânsito é um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 40  54  19  10  132 
% 3,8  30,3  40,9  14,4  7,6  3,0  100,0 
Mulher n 22  21  50 
% 0,0  44,0  42,0  6,0  6,0  2,0  100,0 
Total n 62  75  22  13  182 
% 2,7  34,1  41,2  12,1  7,1  2,7  100,0 

p*=0,280 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo) 

   Concorda que o congestionamento de trânsito é um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 6,7  46,7  20,0  13,3  13,3  0,0  100,0 
[25;34]  n 17  25  53 
 % 1,9  32,1  47,2  9,4  7,5  1,9  100,0 
[35;44]  n 24  31  68 
 % 2,9  35,3  45,6  10,3  5,9  0,0  100,0 
 [45;54]  n 11  11  33 
 % 3,0  33,3  33,3  18,2  6,1  6,1  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 0,0  10,0  40,0  20,0  10,0  20,0  100,0 
65+ n
% 0,0  33,3  66,7  0,0  0,0  0,0  100,0 
Total n 61  76  22  13  182 
% 2,7  33,5  41,8  12,1  7,1  2,7  100,0 

p*=0,428 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

   Concorda que as condições atmosféricas adversas são um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 12  60  36  17  132 
% 0,8  9,1  45,5  27,3  12,9  4,5  100,0
Mulher n 20  16  50 
% 0,0  4,0  40,0  18,0  32,0  6,0  100,0 
Total n 14  80  45  33  182 
% 0,5  7,7  44,0  24,7  18,1  4,9  100,0 

 p*=0,060 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concorda que as condições atmosféricas adversas são um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 0 1 5 5 4 0 15
 % 0,0 6,7 33,3 33,3 26,7 0,0 100,0
[25;34]  n 0 4 27 8 12 2 53
 % 0,0 7,5 50,9 15,1 22,6 3,8 100,0
[35;44]  n 1 6 31 17 10 3 68
 % 1,5 8,8  45,6  25,0  14,7  4,4  100,0
 [45;54]  n 15  10  33
 % 0,0  6,1  45,5  30,3  12,1  6,1  100,0
 [55;64]   n 10
 % 0,0  0,0  20,0  30,0  30,0  20,0  100,0
65+ n 3
% 0,0  0,0  0,0  66,7  33,3  0,0  100,0
Total n 13  80  45  34  182
% 0,5  7,1  44,0  24,7  18,7  4,9  100,0

 p*=0,705 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

   Concorda que a deficiente manutenção do motociclo é um fator contributivo para envolvimento num acidente  rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 32  51  18  13  132 
% 6,8  24,2  38,6  13,6  9,8  6,8  100,0 
Mulher n 34  50 
% 0,0  12,0  68,0  6,0  4,0  10,0  100,0 
Total n 38  85  21  15  14  182 
% 4,9  20,9  46,7  11,5  8,2  7,7  100,0 

 p*=0,006 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo) 

   Concorda que a deficiente manutenção do motociclo é um fator contributivo para envolvimento num acidente    rodoviário,   por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 0,0  46,7  40,0  0,0  6,7  6,7  100,0 
[25;34]  n 26  53 
 % 5,7  13,2  49,1  11,3  13,2  7,5  100,0 
[35;44]  n 15  34  68 
 % 4,4  22,1  50,0  8,8  8,8  5,9  100,0 
 [45;54]  n 11  33 
 % 9,1  27,3  33,3  18,2  3,0  9,1  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 0,0  0,0  60,0  20,0  0,0  20,0  100,0 
65+ n
% 0,0  0,0  66,7  33,3  0,0  0,0  100,0 
Total n 38  85  21  15  14  182 
% 4,9  20,9  46,7  11,5  8,2  7,7  100,0 

p*=0,394 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Com que frequência acha que cada um dos seguintes fatores é causa de envolvimento de um motociclista num acidente rodoviário?”

   Concorda que a deficiente manutenção das estradas é um fator contributivo para envolvimento num acidente rodoviário, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 10  49  23  28  18  132 
% 3,0  7,6  37,1  17,4  21,2  13,6  100,0 
Mulher n 26  50 
% 0,0  10,0  52,0  16,0  12,0  10,0  100,0 
Total n 15  75  31  34  23  182 
% 2,2  8,2  41,2  17,0  18,7  12,6  100,0 

 p*=0,327 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

    Concorda que a deficiente manutenção das estradas é um fator contributivo para envolvimento num acidente    rodoviário, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 15 
 % 0,0  13,3  46,7  13,3  20,0  6,7  100,0 
[25;34]  n 16  10  13  53 
 % 1,9  9,4  30,2  18,9  24,5  15,1  100,0 
[35;44]  n 32  11  12  68 
 % 2,9  7,4  47,1  16,2  17,6  8,8  100,0
 [45;54]  n 13  33 
 % 3,0  9,1  39,4  15,2  15,2  18,2 100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 0,0  0,0  50,0  10,0  20,0  20,0  100,0 
65+ n
% 0,0  0,0  33,3  66,7  0,0  0,0  100,0 
Total n 15  74  31  35  23  182 
% 2,2  8,2  40,7  17,0  19,2  12,6  100,0 

 p*=0,943 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)