“Concorda ou discorda das seguintes afirmações?”

  Penas por infrações à velocidade deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n 14 49  27  23  19  132 
 % 10,6 37,1 20,5 17,4 14,4 100,0
Mulher   n 10 22  50 
 % 20,0 44,0 16,0 12,0 8,0 100,0
 Total   n 24 71  35  29  23  182 
 % 13,2 39,0  19,2  15,9  12,6  100,0 

 p=0,279 (Não existem diferenças estatisticamente significativas)

  Penas por infrações à velocidade deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n 2 15 
 % 13,3 46,7 20,0 6,7 13,3 100,0
[25;34]  n 2 23  14  53 
 % 3,8 43,4 26,4 15,1 11,3 100,0
[35;44]  n 8 26  15  10  68 
 % 11,8 38,2 13,2 22,1 14,7 100,0
 [45;54]  n 6 14  33 
 % 18,2 42,4 21,2 3,0 15,2 100,0
 [55;64]   n 5 10 
 % 50,0 0,0 10,0 4,0 0,0 100,0
65+ n 1
% 33,3 33,3 0,0 33,3 0,0 100,0
Total n 24 71  34 30  23  182 
% 13,2 39,0 18,7 16,5 12,6 100,0

 p*=0,017 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Penas por infracções à condução sob efeito do álcool deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n 38 57  17  14  132 
 % 28,8 43,2 12,9 10,6 4,5 100,0
Mulher   n 27 19  50 
 % 54,0 38,0 6,0 2,0 0,0 100,0
 Total   n 65 76  20  15  182 
 % 35,7 41,8  11,0  8,2  3,3  100,0 

 p*= 0,008 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

 Penas por infracções à condução sob efeito do álcool deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n 6 15 
 % 40,0 46,7 6,7 0,0 6,7 100,0
[25;34]  n 17 25  53 
 % 32,1 47,2 15,1 3,8 1,9 100,0
[35;44]  n 25 25  10  68 
 % 36,8 36,8 11,8 14,7 0,0 100,0
 [45;54]  n 10 16  33 
 % 30,3 48,5 6,1 3,0 12,1 100,0
 [55;64]   n 6 10 
 % 60,0 20,0 0,0 20,0 0,0 100,0
65+ n 1
% 33,3 66,7 0,0 0,0 0,0 100,0
Total n 65 77  19  15  182 
% 35,7 42,3 10,4 8,2 3,3 100,0

 p*=0,095 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

  Penas por não usar sistemas de retenção deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n 48 56  14  13  132 
 % 36,4 42,4 10,6 9,8 0,8 100,0
Mulher   n 34 11  50 
 % 68,0 22,0 8,0 2,0 0,0 100,0
 Total   n 82 67  18  14  182 
 % 45,1 36,8  9,9  7,7  0,5  100,0 

 p*=0,003 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Penas por não usar sistemas de retenção deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n 7 15 
 % 46,7 20,0 26,7 0,0 6,7 100,0
[25;34]  n 24 20  53 
 % 45,3 37,7 11,3 5,7 0,0 100,0
[35;44]  n 32 26  68 
 % 47,1 38,2 7,4 7,4 0,0 100,0
 [45;54]  n 11 17  33 
 % 33,3 51,5 6,1 9,1 0,0 100,0
 [55;64]   n 7 10 
 % 70,0 10,0 0,0 20,0 0,0 100,0
65+ n 1
% 33,3 33,3 0,0 33,3 0,0 100,0
Total n 82 68  17  14  182 
% 45,1 37,4 9,3 7,7 0,5 100,0

 p*=0,047 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Penas por não usar capacetes de protecção nos motociclos deviam ser muito mais pesadas, por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n 55 41  19  12  132 
 % 41,7 31,1 14,4 9,1 3,8 100,0
Mulher   n 31 11  50 
 % 62,0 22,0 8,0 8,0 0,0 100,0
 Total   n 86 52  23  16  182 
 % 47,3 28,6  12,6  8,8  2,7  100,0 

 p*=0,119 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

  Penas por não usar capacetes de protecção nos motociclos deviam ser muito mais pesadas , por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n 7 15 
 % 46,7 6,7 26,7 20,0 0,0 100,0
[25;34]  n 26 17  53 
 % 49,1 32,1 13,2 3,8 1,9 100,0
[35;44]  n 34 18  68 
 % 50,0 26,5 8,8 10,3 4,4 100,0
 [45;54]  n 13 12  33 
 % 39,4 36,4 12,1 9,1 3,0 100,0
 [55;64]   n 5 10 
 % 50,0 30,0 10,0 10,0 0,0 100,0
65+ n 1 0
% 33,3 33,3 33,3 0,0 0,0 100,0
Total n 86 52  23  16  182 
% 47,3 28,6 12,6 8,8 2,7 100,0

 p*=0,818 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

     Penas por  usar um telemóvel durante a condução deviam ser muito mais pesadas , por sexo
  Sexo  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo Discordo totalmente  Total
 Homem   n 42 44  27  18  132 
 % 31,8 33,3 20,5 13,6 0,8 100,0
Mulher   n 16 16  11  50 
 % 32,0 32,0 22,0 10,0 4,0 100,0
 Total   n 58 60  38  23  182 
 % 31,9 33,0  20,9  12,6  1,6  100,0 

 p*=0,600 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Penas por  usar um telemóvel durante a condução deviam ser muito mais pesadas, por idade
Idade  Concordo plenamente Concordo  Não concordo/nem discordo   Discordo  Discordo totalmente   Total
 [18;24]   n 4 15 
 % 26,7 26,7 26,7 6,7 13,3 100,0
[25;34]  n 13 20  14  53 
 % 24,5 37,7 26,4 11,3 0,0 100,0
[35;44]  n 20 22  15  10  68 
 % 29,4 32,4 22,1 14,7 1,5 100,0
 [45;54]  n 16 10  33 
 % 48,5 30,3 9,1 12,1 0,0 100,0
 [55;64]   n 4 3 10 
 % 40,0 30,0 10,0 20,0 0,0 100,0
65+ n 1
% 33,3 33,3 33,3 0,0 0,0 100,0
Total n 58 60  38  23  182 
% 31,9 33,0 20,9 12,6 1,6 100,0

 p*=0,220 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas Indicativo)

“Em que medida seria a favor das seguintes afirmações?”

    Concordância com o controlo de velocidade num local através de câmaras automáticas, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 20 54  38  20  132 
 % 15,2 40,9  28,8  15,2  100,0 
Mulher   n 15 23  11  50 
 % 30,0 46,0  22,0  2,0  100,0 
 Total   n 35 77  49  21  182 
 % 19,2 42,3 26,9 11,5 100,0

p=0,015 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

    Concordância com o controlo de velocidade num local através de câmaras automáticas, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 15 
 % 13,3  60,0  6,7  20,0  100,0 
[25;34]  n 23  16  53 
 % 9,4  43,4  30,2 17,0  100,0 
[35;44]  n 12  29  22  68 
 % 17,6  42,6  32,4  7,4  100,0 
 [45;54]  n 10  11  33 
 % 30,3  33,3  24,2  12,1  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 50,0 40,0  10,0  0,0  100,0 
65+ n
% 33,3  33,3  0,0  33,3  100,0 
Total n 35  77  48  22  182 
% 19,2  42,3  26,4  12,1  100,0 

 p*=0,087 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

   Concordância com controlo de velocidade entre dois pontos distantes através de câmaras automáticas, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 18 37  44  33  132 
 % 13,6 28,0  33,3  25,0  100,0 
Mulher   n 18 16  12  50 
 % 36,0 32,0  24,0  8,0  100,0 
 Total   n 36 53  56  37  100,0 
 % 19,8 29,1 30,8 20,3 182

 P=0,001 (existem diferenças estatisticamente significativas)

    Concordância com controlo de velocidade entre dois pontos distantes através de câmaras automáticas, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 15 
 % 26,7  33,3  26,7  13,3  100,0 
[25;34]  n  19 13  13  53 
 % 15,1  35,8  24,5 24,5  100,0 
[35;44]  n 11  16  28  13  68 
 % 16,2   23,5 41,2  19,1  100,0 
 [45;54]  n 33 
 % 21,2  27,3  24,2  27,3  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 50,0  20,0  30,0  0,0  100,0 
65+ n
% 33,3  33,3  0,0  33,3  100,0 
Total n  36 52  56   38 182 
% 19,8  28,6  30,8  20,9  100,0 

 P*=0,339 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“Numa viagem normal, qual a probabilidade de ser submetido a um controlo de velocidade no seu motociclo?”

 Probabilidade de ser submetido a um controlo de velocidade no seu motociclo, por sexo
Sexo Nunca Raramente Às vezes Frequentemente Muito frequent. Sempre Total
Homem n 5 39 61 15 6 6 132
% 3,8 29,5 46,2 11,4 4,5 4,5 100,0
Mulher n 1 27 18 2 1 1 50
% 2,0 54,0 36,0 4,0 2,0 2,0 100,0
Total n 6 66 79 17 7 7 182
% 3,3 36,3 43,4 9,3 3,8 3,8 100,0

p*=0,062 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

     Probabilidade de ser submetido a um controlo de velocidade no seu motociclo, por idade
Idade Nunca Raramente Às vezes  Frequentemente Muito Frequent. Sempre  Total
 [18;24]   n 1 15 
 % 6,7 53,3 33,3 6,7 0,0 0,0 100,0
[25;34]  n 0 18  23  53
 % 0,0 34,0 43,4 13,2 7,5 1,9 100,0
[35;44]  n 4 21  34  68 
 % 5,9 30,9 50,0 10,3 1,5 1,5 100,0
 [45;54]  n 1 11  13  33 
 % 3,0 33,3 39,4 9,1 6,1 9,1 100,0
 [55;64]   n 0 10 
 % 0,0 50,0 30,0 0,0 0,0 20,0 100,0
65+ n 0
% 0,0 66,7 33,3 0,0 0,0 0,0 100,0
Total n 6 65  79  18  182 
% 3,3 35,7 43,4 9,9 3,8 3,8 100,0

p*=0,368 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

 “ Nos últimos 3 anos, foi multado, ou penalizado de qualquer outra forma, por ultrapassar o limite de velocidade ao conduzir um motociclo?”

  Penalização por ultrapassar o limite de velocidade nos últimos 3 anos, por sexo
Sexo Nunca Só uma vez Mais de uma vez Total
Homem n 108 20 4 132
% 81,8 15,2 3,0 100,0
Mulher n 46 4 0 50
% 92,0 8,0 0,0 100,0
Total n 154 24 4 182
% 84,6 13,2 2,2 100,0

p*=0,186 (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

      Penalização por ultrapassar o limite de velocidade nos últimos 3 anos, por idade
Idade Nunca Só uma vez Mais de uma vez  Total
 [18;24]   n 14 15 
 % 93,3 6,7 0,0 100,0
[25;34]  n 46 7 53 
 % 86,8 13,2 0,0 100,0
[35;44]  n 54 12  68 
 % 79,4 17,6 2,9 100,0
 [45;54]  n 29 33 
 % 87,9 9,1 3,0 100,0
 [55;64]   n 10 10 
 % 100,0 0,0 0,0 100,0
65+ n 1
% 33,3 33,3 33,3 100,0
Total n 154 24  4 182 
% 84,6 13,2 2,2 100,0

 p*=0,021 (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Indique em que medida concorda com as seguintes afirmações sobre álcool e condução:”

    Concorda que se beber e conduzir, será mandado parar e fiscalizado pela polícia, por sexo
  Sexo  Muito Bastante Não muito Nada Total
 Homem   n 29 39  56  132 
 % 22,0 29,5  42,4  6,1  100,0 
Mulher   n 2 12  33  50 
 % 4,0 24,0  66,0  6,0  100,0 
 Total   n 31 51  89  11  182 
 % 17,0 28,0 48,9 6,0 100,0

p=0,010* (Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

    Concorda que se beber e conduzir, será mandado parar e fiscalizado pela polícia, por idade
Idade  Muito Bastante Não muito Nada  Total
 [18;24]   n 10  15 
 % 0,0  26,7  66,7  6,7  100,0 
[25;34]  n 15  27  53 
 % 13,2 28,3 50,9  7,5  100,0 
[35;44]  n  10 21  31  68 
 %  14,7 30,9  45,6  8,8  100,0 
 [45;54]  n 12  11 10  33 
 % 36,4  33,3  30,3  0,0  100,0 
 [55;64]   n 10 
 % 20,0  0,0  80,0  0,0  100,0 
65+ n
% 0,0  33,3  66,7  0,0  100,0 
Total n 31   52 88  11  180 
% 17,0  28,6  48,4  6,0  100,0 

 p=0,067*(Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

 “Nos últimos 3 anos, quantas vezes foi submetido a controlo de álcool, ao conduzir um motociclo?”

    Controlo de álcool como condutor nos últimos 3 anos
N %
Nunca 96 52,5 
Só uma vez 50 27,3 
Mais de uma vez 37 20,2 
 Total  183 100,0 

 

   Controlo de álcool como condutor nos últimos 3 anos, por sexo
  Sexo Nunca Só uma vez Mais de uma vez Total
 Homem   n 65 33  34  132 
 % 49,2 25,0  25,8  100,0 
Mulher   n 30 17  50 
 % 60,0 34,0 6,0  100,0 
 Total   n 95 50  37  182 
 % 52,2 27,5 20,3 100,0

p=0,012 (Existem diferenças estatisticamente significativas)

   Controlo de álcool como condutor nos últimos 3 anos, por idade
Idade  Nunca Só uma vez Mais de uma vez  Total
 [18;24]   n 13 0 15
 % 86,7 0,0 13,3 100,0
[25;34]  n 25 17 11  53
 % 47,2 32,1 20,8 100,0
[35;44]  n 32 23 13 68 
 % 47,1 33,8 19,1 100,0
 [45;54]  n 18  8 7 33 
 % 54,5 24,2  21,2 100,0
 [55;64]   n 10 
 % 50,0  10,0  40,0  100,0
65+ n 3
% 66,7  33,3  0,0  100,0
Total n 95  50  37  182
% 52,2  27,5  20,3  100,0

 p=0,002*(Existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

“ Nos últimos 3 anos, foi multado ou penalizado de qualquer outra forma, por conduzir um motociclo, estando sob influência do álcool?”

   Penalização por condução sob o efeito do álcool
  N %
Não 171 93,4
Sim, só multado 12 6,6
Sim, multado e/ou outra pena 0 0,0
 Total  183 100,0 

 

    Penalização nos últimos 3 anos, por sexo
  Sexo Não Sim, só multado Total
 Homem   n 123 132 
 % 93,2 6,8  100,0 
Mulher   n 47 50 
 % 94,0 6,0  100,0 
 Total   n 170 13  182 
 % 93,4 5,6 100,0

 p=0,177* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)

    Penalização nos últimos 3 anos, por idade
Idade Não Sim, só multado  Total
 [18;24]   n 15  15 
 % 100,0  0,0 100,0 
[25;34]  n 50  53 
 % 94,3  5,7  100,0 
[35;44]  n 62  68 
 % 91,2  8,8 100,0 
 [45;54]  n 30  33 
 % 90,9  9,1  100,0 
 [55;64]   n 10  10 
 % 100,0  0,0  100,0 
65+ n
% 100,0  0,0  100,0 
Total n 170  12  182 
% 93,4  6,6  100,0 

 p=0,177* (Não existem diferenças estatisticamente significativas, apenas indicativo)